Em confinamento

"O som do silêncio"

Caso não estivéssemos na situação atual, hoje seria dia da nossa aula de Temas Contemporâneos com o Prof. Joaquim Letria.
Algum assunto haveria de ter sido falado na nossa aula, mas na sequência de leituras da semana, vi na Revista do Expresso na crónica diário de um psiquiatra por José Gameiro o artigo "O som do Silêncio" que envio em anexo para vossa leitura. Também a canção (anos 60)

Deixo-vos um desafio para vossa apreciação, enviem-me um comentário que pretendam fazer e no final farei em conjunto a publicação habitual no nosso blog.

José Capelo 2020-05-21

Aceite o desafio e de imediato a análise do momento por:

Antes de mais tenho saudades do meu amigo e dos companheiros que nos acompanham naquele auditoriozinho da Amora. Quanto ao que o meu amigo José Gameiro diz no seu artigo no Expresso, estou de acordo. Mas que choramingas que nós somos! Claro que com espaço exterior amplo, no meio de árvores e plantas e colado a um pinhal eu não poderia queixar-me. Mas compreendo a angústia de quem viva num T2, com filhos pequenos e sujeito a teletrabalho e telescola! Mas as guerras nunca são fáceis, ainda muito menos cómodas e são cruéis. Para já, o importante é conseguirmos não morrer nesta e ganhá-la se possível, depois logo se verá! Falar e ver filhos e netos, de máscara na boca ou pelo telemóvel é muito bom! E não termos um Bolsonaro ou um Trump a servirem-nos o vírus é ÓPTIMO, por melhores que também pudessem ser aqueles que nos governam! Um abraço forte para si e para todos os outros do vosso amigo.

Joaquim Letria

Vamos continuar a tentar fugir ao vírus e se o encontrarmos que sejamos mais forte do que ele. Nestes tempos que correm nada mais adequado do que aquilo que enviaste. Já conhecia esta música do Simon & Garfunkel e nunca ela fez tanto sentido como agora.

António Conceição

Obrigado por esta aula virtual, da qual não só agradeço a lembrança, como a preocupação em nos manter de olho vivo.
O Silêncio da S&G não conhecia apesar de ser do nosso tempo, porque se calhar não era do nosso ou do meu gosto. Hoje faz muito sentido como muitas outras coisas que estão a decorrer em todo o País e que espero muitas delas sejam um prenúncio de grande mudanças sociais e da sociedade em geral.
O texto do convidado do Expresso, já o tinha lido, como outras dele, que são de uma simplicidade e de uma caracterização simples e objetiva de cada um destes dias.
Mário Santos

Um comentário em “Em confinamento”

  1. Muito bom todo este trabalho que envolve professor e alunos mesmo em tempo de confinamento.
    Será um ponto de continuidade pois mesmo confinados estamos vivos e é para ganharmos, como diz o nosso Professor.
    Força e vamos em frente para vencermos. Continuem a comunicar faz bem a todos e àqueles que visitam o vosso blog. Bem Hajam LB

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *