Exposição Cheias 67 em V. F. Xira

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, através do seu Museu Municipal, apresenta uma importante Exposição dedicada às Cheias de 1967, que tem curadoria de Joaquim Letria, um dos jornalistas que na época esteve presente nos locais da catástrofe. A inauguração teve lugar no dia 30 de novembro, no Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira e contou a presença de dezenas de pessoas.

"A Exposição “Cheias de 67” mereceu o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e pretende contribuir para um melhor conhecimento da realidade política e social da Região naquela época, bem como dos acontecimentos que marcaram para sempre a História do nosso País. Será também uma oportunidade para a Autarquia Vila-franquense prestar a justa homenagem a todas as vítimas desta tragédia, em particular as do Lugar das Quintas, na Castanheira do Ribatejo, Alverca do Ribatejo e Alhandra, localidades do Município de Vila Franca de Xira que foram então particularmente atingidas. "

Nb-Extraído parcialmente da apresentação no site da C. M.V. F. Xira    complementado num magnifico folheto com muita informação e disponibilizado gratuitamente no local.

Poderão ver pormenorizadamente numa visita virtual em:

https://www.museumunicipalvfxira.pt/pages/3122?news_id=4364

Neste folheto,consta  o testemunho do curador prof. Joaquim Letria,também o primeiro jornalista a chegar ao local em 1967,  ao qual os seus alunos da Unisseixal agradecem a sua muito esforçada  presença nesta visita,no qual nos convida a:

"trilhar um caminho, onde as imagens, as palavras  e os sons, os recortes da imprensa, os filmes, os vídeos, os testemunhos e as fotos, nos deixam perante um trágico momento daquele que há 50 anos era um pobre e triste  País, revelando a realidade de um acontecimento único, cujo impacto a ditadura pretendeu minimizar, já que a sua existência não podia negar" .sic"

Difícil se torna expor aqui tudo o que é possível ver e sentir nesta exposição,que para alguns serve como que fazer, finalmente, o luto dos entes queridos,  na qual fomos guiados por técnicos da Câmara Municipal de V F Xira, Sr Nuno Dionísio e D. Susana, que explicaram todos os pontos da exposição, responderam às duvidas e tomaram boa conta das notas que alguns iam participando, pelo que aconselhamos vivamente a visita, ou no mínimo ao site da câmara.

Artigo de Pedro Alvim, na voz de Joaquim Letria

Alunos da Unisseixal visitam a Exposição Cheias 67

Vejam abaixo um slide show de fotos da visita dos alunos da Unisseixal da turma  de Temas Contemporâneos do professor Joaquim Letria, à Exposição "Cheias 67".

José Capelo

Para ver clicar na foto:

CHEIAS DE 67-In memoriam

É só clicar na foto. Espero que gostem. São 9 minutos sem sabermos os nomes de todos. Obrigado e abraços. Joaquim Letra (A seu tempo de 26-11-2020)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *