Cimeira do clima na Escócia-COP 26

Tema da aula de hoje:

Cimeira do clima na Escócia, denominada Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, conhecida também pela sigla COP 26.

- Em inicio da aula, de encontro ao tema e em modo de despertar consciências, falou-se do que cada um em suas casas poderia contribuir para cuidar do ambiente, suas experiências no meio social envolvente, nomeadamente na reciclagem,  reutilização e redução dos resíduos.

-Questionou-se se a juventude de hoje estará mais sensibilizada para este problema, que os tornará como os mais prejudicados se nada for feito.

-Que esperar de uma cimeira com ausência de líderes de países grandes poluidores e com economias muito dependentes de combustíveis fosseis, como os casos de Xi Jinping e de Putin, quando em relação ao último acordo de Paris e apesar das intenções manifestadas ainda existe uma grande ausência de ações concretas,

-Países com problemas económicos, grande necessidade de energia, sem projetos e grandes interesses instalados.

-Crescimento exponencial da população mundial com elevados padrões de consumo e enorme quantidade de resíduos.

-Como compatibilizar entre o produzir e consumir o local e a necessidade da grande exportação de produtos para manter uma economia a funcionar?

-Muito atempadamente foi levantado o problema da sustentabilidade entre a produção e o consumo com utilização de energias limpas.

Fica o alerta para este caminhar para o “Ponto de não Retorno” com um problema maior na subsistência da Espécie Humana”.

José Capelo

A tempo e conforme noticias surge :

COP 26: Líderes comprometem-se a reduzir emissões de metano em 30%    Após a aprovação da desflorestação até ao ano de 2030, os líderes mundiais comprometem-se em reduzir as emissões de metano em cerca de 30%. O acordo é considerado o maior avanço da COP26 até ao momento.

Um comentário em “Cimeira do clima na Escócia-COP 26”

  1. Pergunta(com ironia): Como compatibilizar a redução na emissão de gases poluentes com o incentivo global às exportações, com transportes que atravessam oceanos e continentes, em vez de produzir e consumir local? As taxas serão pagas por todos, certamente, para sustentar os lucros de alguns
    Não se pode compatibilizar o incompatível escondendo a cabeça na areia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *