Na continuação de um agendamento em plano de aulas anteriores e com a grata colaboração do aluno Eng.º José Luís Simões foi possível fazermos hoje o enquadramento histórico do processo em curso com o novo aeroporto de Lisboa e suas alternativas:
Rio Frio, Alcochete, Montijo, Beja e outras.
-Face ao crescimento, atualmente o aeroporto de Lisboa, faz parte integrante da cidade com os riscos subjacentes pelas frequentes descolagens e aterragens num ambiente agora muito populacional.
-Foram colocadas várias questões, nomeadamente o já existente aeroporto de Beja, mas seria suficiente atrativa em termos de tempo no acesso à Capital?
-Relembrados também os atrasos verificados pela pandemia e providências cautelares existentes em oposição ao projeto.
-Estudo de impacto ambiental de julho de 1999 favorável ao Montijo, mas são várias as organizações não-governamentais de ambiente que dão parecer negativo.
-Justificar-se-á face á evolução atual do turismo e custos associados da transição energética, fica a dúvida se valerá a pena a construção do novo aeroporto?
Custos elevados para o que será uma solução provisória poderá levar ao abortar do projeto.
Nesta aula pretendemos, como habitual, ouvir e expor alguma informação num projeto muito complexo que por certo terá também um grande peso político.
José Capelo 2021-11-18
Da discussão nasce a luz. Não a deixem escondida dbaixo do alqueire