Uma aula diferente em final de ano letivo

Uma aula diferente com o conceituado jornalista Dennis Redmont, a convite do professor Joaquim Letria com o qual trabalhou na agência internacional Associated Press,com  a presença em sala  do conselho diretivo da Unisseixal ,nomeadamente  Reitora  Mariana Mareco e professoras Amélia Costa e Fátima Salvado.

Após uma breve introdução da atividade desenvolvida pela Universidade Sénior do Seixal (Unisseixal) ,  o professor Joaquim Letria fez a apresentação de Dennis Redmont ao qual pediu algumas palavras do seu grande conhecimento sobre Portugal .

Da sua exposição destaco:

Em 1963 o ainda  jovem  jornalista, foi colocado  em  Lisboa  e de um País controlado por uma censura e polícia política nos foi fazendo um relato que a todos prendeu a atenção e  relatou alguns acontecimentos desse tempo, após o assassinado do General Humberto Delgado e as dificuldades que havia na transmissão das notícias, das quais algumas mais críticas só haveria um pequeno conhecimento na imprensa estrangeira que se poderia adquirir.

Relatos sobre a morte do General, Guerra Colonial e Luta dos Estudantes foram temas que o levaram a ser detido e interrogado pela PIDE e à intervenção do embaixador americano.

Para uma leitura complementar poderão ver o artigo publicado em 10 de maio 2019 no Diário de Notícias  sob o titulo:

“Sou um especialista em ditaduras.” A primeira foi a de Salazar

Por fim um ciclo de algumas perguntas e  respostas numa conversa muito afável.

–Tempo ainda para um video  Tema:A face oculta da Suíça . Um país armado e camuflado  que nunca entrou numa guerra mas que se pode defender e bem!!

Nesta ultima aula do ano letivo de 2018-2019 fica uma mensagem de gratidão para o professor Joaquim Letria pela sua grande disponibilidade para com todos, os que nestas aulas de Temas Contemporâneos ,gostam de comparecer e partilhar suas opiniões

Obrigado

José Capelo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *