Manipulação Genética

Dentro da dinâmica da turma e por sugestão do colega João Gonçalves, foi abordado um tema de grande atualidade e muita controvérsia:

Manipulação genética numa recente intervenção do cientista chinês He Jianku que modificou gémeas geneticamente.

O colega João Gonçalves apresentou o tema e relembrou experiências desde há muito tempo realizadas com alimentos com origem em sementes transgénicas.

Também a criação da  Ovelha Dolly no já distante ano de 1996, foi o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta

Numa conferência de especialistas em Hong Kong, He Jiankui vincou que está orgulhoso do seu trabalho, apesar das críticas da comunidade científica.

A modificação genética terá sido feita em duas meninas gémeas cujo ADN o cientista diz ter alterado através de uma técnica chamada “CRISPR/Cas9”. Neste caso, o objetivo não é curar ou prevenir uma doença hereditária, mas tentar criar uma capacidade de resistência a uma possível infeção futura pelo VIH.

Após visualização dos vídeos , pontualmente acompanhados pelos esclarecimentos que o colega João Gonçalves prestou, sobre este tema, algo complexo para a generalidade das pessoas, foram levantadas questões de índole morais, éticas ou religiosas, bom como limites do sistema e entraves à investigação científica.

Para final desta ultima aula do primeiro período letivo,

 Um vídeo  produzido pela “Radiotelevisão da Cidade Autónoma de Ceuta” a fim de comemorar os 600 anos da conquista da Cidade “pelos Portugueses”.

Foi feito com a maior simpatia a nosso respeito, destacando a importância cultural e civilizacional desse “começo das Descobertas”, nomeadamente para Portugal, para a Espanha, para a Europa e, em suma, para o Mundo.

José Capelo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *