SUSTENTABILIDADE DA TERRA

Tema sugerido e dentro do plano da aula, mais uma vez pelo colega Carlos Fidalgo a quem agradecemos sua iniciativa. Iniciou a apresentação com  umas ideias gerais sobre algumas preocupações:

Muito se fala da sustentabilidade da Terra, mas será que todos estão preocupados com este assunto. Assim:                                                                              1.-Cada cidadão europeu produz anualmente 2,3 toneladas de CO2 e cada norte americano produz 5,2 toneladas.

2.- 5000 espécies de animais e plantas são extintas na terra em cada ano que passa.

3.- Cerca de 75% da água que gastamos em nossa casa é usada na casa de banho

4.—A marinha mercante mundial lança diariamente ao mar 450 mil recipientes de plásticos e cerca de 8 mil milhões de Kg de lixo são deitados ao mar todos os anos

5.- Calcula-se que anualmente se despejam nos oceanos 37 mil toneladas de chumbo.

6.- Apenas 3% da água existente na terra é doce e 35% da superfície da terra está ameaçada de desertificação

7.- Com o aumento da temperatura, há a presença de bactérias e vírus antigos, presos no gelo ou no PERNAFROST (solo permanentemente gelado) há alguns milhares de anos que podem soltar-se com o degelo, a espalhando doenças muito agressivas até porque os nossos corpos não têm defesas.

8.- A temperatura no Ártico está a subir cerca de 4 Cº e poderá chegar aos 13 Cº. Assim a Gronelândia tem gelo suficiente para provocar um aumento do nível das águas do mar de 7 a 8 metros.  Mais se poderia dizer, mas o assunto é demasiado.

Por coincidência num dia que nos chega a notícia :                                           “Emergência climática” é a palavra do ano para o Dicionário de Oxford     Em 2019, “emergência climática” foi usado 100 vezes mais do que em 2018. “Climática” foi três vezes mais usado para modificar “emergência” do que “saúde”. Tem “significância cultural”, diz Oxford.

Grandes níveis de poluição ambiental na China, Índia, USA e muitos outros países em vias ou não de desenvolvimento.

Existe uma total ausência de vontade de muitos dirigentes para inverter uma situação que se tornou uma preocupação mundial.

Numa aula com grande participação dos colegas, foram lembradas algumas medidas que poderão ser tomadas individualmente, como ,equilíbrio no consumo, reciclagem, redução de desperdício ,mas é reconhecido que os resultados serão pouco significativos sem uma melhoria na politica nacional para o ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *