Venezuela na situação atual

Reflexão: Filtrar a informação e tentar cruzar evitando pareceres mais  interesseiros. Interesse estratégico da Venezuela e as grandes reservas de  petróleo (20%  das reservas mundiais pertencem-lhe)

Extrato de um texto em blog: (Por é-pá, in Blog Ponte Europa, 04/02/2019)

Passados 20 anos o ‘projeto chavista’ esgotou-se quer pela falta de inovação, quer pela perda de apoios internacionais, nomeadamente dos parceiros da América Latina, quer ainda pela pressão económica correlacionável com os ciclos rentistas do petróleo, fora do controlo do governo de Caracas.

Nicolas Maduro, continuador de Chávez, foi bloqueado pelo contexto global, não teve capacidade (oportunidade) para adaptar-se às naturais dificuldades que foram surgindo e evidenciou uma notória incapacidade política para o liderar país num ‘período pós-chavista’.

As ‘soluções bolivarianas’ mostraram-se desadaptadas regionalmente por fraturas nacionalistas e politicamente incapazes de contrariar os problemas ‘emergentes’ levantados e criados na sua implantação popular e que têm como denominador comum a globalização e a existência de centros de poder supranacionais não controláveis, capazes de instituir demolidores bloqueios.

O presidente Maduro encontra-se encurralado nas suas limitações, sem  alguns dos seus habituais apoiantes na América latina e vamos aguardar com preocupação, não esquecendo os muitos milhares de Luso-Venezuelanos que naquele País vivem.

José Capelo 2019-02-07

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *